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Aprendendo a pesquisar parte I

8 de fev. de 2011

Escrito por Prof. Marcello
25-Abr-2009

O que é pesquisar para você?
Se você acha que pesquisar é simplesmente copiar os conceitos apresentados em um livro ou clicar em uma página da internet e utilizar os recursos “recortar e colar” é bom você rever os seus conceitos e ler atentamente esse texto.
A palavra pesquisar deriva do latim, mais precisamente do verbo perquiro , que significa“procurar,buscar com cuidado;informar-se; inquirir;perguntar, indagar ,aprofundar na busca”.Observe que os significados desse verbo em latim insistem na idéia de uma busca feita com cuidado e profundidade.Nada a ver com trabalhos superficiais e copiados, feitos somente para ganhar uma nota.
Iniciaremos uma nova caminhada relativa a pesquisa em nossa sala de aula e, para tanto,precisamos conhecer realmente do que se trata pesquisar e o que é uma pesquisa.Em nosso cotidiano escolar usamos vários tipos de pesquisa a qual nosso foco será direcionado para:
· Como se estrutura um relatório de pesquisa para prática de laboratório?
· Como se estrutura um relatório de pesquisa para uma saída de campo?
· Como se estrutura uma pesquisa bibliográfica a partir de um questionamento ou tema sugerido?
· Como se estrutura uma pesquisa científica?
Nosso estudo iniciará pelo tópico mais complexo de todos. O que é uma pesquisa científica?
Uma pesquisa científica é:
· . “Processo através do qual a ciência busca dar resposta aos problemas que se lhe apresentam”
· “Investigação sistemática de determinado assunto que visa obter novas informações sobre um problema específico e bem definido”
· “Pesquisa Científica é um processo de produção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente.”
A pesquisa científica fundamenta-se em alguns pilares bem definidos, tais a estruturação de um projeto e a finalização de um produto final, que pode ser um trabalho escrito, uma maquete etc. Antes de se iniciar uma pesquisa científica é necessário refletir sobre a mesma. Assim como para fazer um bolo é necessário é necessário imaginar o tamanho, o número de pessoa que irão come-lo , o tamanho da forma e a previsão dos ingredientes a serem usados é imprescindível que antes da pesquisa se elabore um plano, se imagine a abordagem, os tópicos que serão focalizados, como se pretende conduzir o trabalho etc. Assim, o trabalho de pesquisa científica é desenvolvido por etapas, que se constituem num método, num caminho facilitador do processo visando seu mapeamento e evitando muitos imprevistos. O plano de ação esclarece os rumos para o próprio pesquisador. Recomenda-se que a pesquisa siga o seguinte os seguintes passos:
ž Planejamento da pesquisa: estruturação do projeto;
ž Execução: coleta de dados, análise e redação;
ž Apresentação do produto final .
O planejamento da pesquisa consiste na estruturação de um projeto. Note que o projeto não é o produto final da pesquisa. Muitos educandos costumam confundir esses conceitos. Por exemplo: precisamos estruturar uma maquete sobre as pirâmides egípcias. Note que a maquete trata-se do produto final,porém como chegar nesse produto ainda não se tem definição. As definições e diretrizes a serem tomadas fazem parte do projeto. Portanto, não confunda o projeto com o produto final de sua pesquisa. Mas afinal o que é um projeto de pesquisa? O projeto é um “documento” um “trabalho” onde constam determinados itens que norteiam o trabalho de pesquisa até a estruturação de seu produto final. Mas afinal, como estruturamos esse documento chamado de projeto?
A estruturação do projeto consiste em algumas etapas. Antes de redigir o seu documento, aqui denominado de projeto, você precisa antes:
ž Escolher um tema: podem ser utilizados alguns critérios para ajudar na escolha do tema, como originalidade (mesmo que o trabalho não seja original deve apresentar alguma novidade, novo enfoque, novos argumentos ou pontos de vista), relevância (importância ou utilidade), viabilidade (econômica e de tempo), preparo técnico e existência de fontes;
ž Obter fontes bibliográficas: embora ao se escolher um dado tema,mesmo que conhecido, a leitura exploratória tem como objetivo aumentar a extensão e a profundidade dos conhecimentos, ajudando a distinguir os conceitos secundários dos essenciais, facilitando a delimitação do conteúdo dos temas a investigar;
ž problematização: Toda a pesquisa deve ser permeada de uma problematização. O pesquisador deve ter idéia clara do problema que pretende resolver, da dúvida a ser superada, caso contrário sua pesquisa correrá o risco de não ter direção ou até mesmo da ausência de algo para se resolver. Se o problema é estabelecido de forma clara, ele proporcionará a formulação da hipótese geral, que será comprovada no desenvolvimento do trabalho de pesquisa. Ao optar por uma solução que deseja demonstrar (ou seja, a hipótese, nascida do problema apontado), tem-se uma tese;
ž Seleção do assunto: deve-se escolher o “pedaço” do problema que se quer ou se precisa estudar com profundidade. Mesmo que todos os aspectos sejam considerados importantes, devem ser tratado um por vez e, ao escolher um deles, abandonam-se ou outros. É uma imposição do método;
ž Construção da(s) hipótese (s): é uma solução provisória que se propõe para o problema formulado. Sendo uma suposição que necessita de uma confirmação, pode ser formulada tanto na forma afirmativa quanto na interrogativa. Não há uma norma ou regra fixa para a formulação de hipóteses, mas deve ser baseada no conhecimento do assunto e na literatura específica que foi levantada: lança-se uma afirmação a respeito do desconhecido com base no que se construiu e publicou sobre o tema. A formulação clara das hipóteses orienta o desenvolvimento da pesquisa. As hipóteses devem ser razoáveis e verificáveis. Em pesquisas exploratórias e descritivas não há necessidade de apresentar as hipóteses.
Após a primeira etapa da estruturação do projeto,passáramos a fase de formalização, ou seja a estruturação do tal documento. O projeto é representado por uma parte escrita contento os seguintes itens:
ž Tema específico: é criado a partir da hipótese. O tema específico será o título do futuro texto escrito ou produto final a ser apresentado;
ž Objetivos (geral e específico): é o considerado o alicerce do projeto de pesquisa. Não é o que o pesquisador vai fazer (isto se prevê nos procedimentos), mas o que ele pretende conseguir como resultado intelectual final de sua investigação. São eles que delimitam e dirigem os raciocínios a serem desenvolvidos. O objetivo geral será subdividido em tantos objetivos específicos quantos necessários para o estudo e solução satisfatória do problema contido no objetivo geral. Cada um dos objetivos específicos será uma parte distinta da futura redação (um capítulo, um segmento). (Atenção o enunciado dos objetivos deve iniciar sempre por um verbo no infinitivo: estudar, analisar, questionar, comparar, introduzir, elucidar, explicar, contrastar, discutir, apresentar etc.);
ž Justificativa: é a desculpa que você dará para fazer a pesquisa ou em outras palavras é vender o seu peixe. A justificativa consiste em apresentar motivos bons o suficiente para o desenvolvimento da pesquisa. O que se pretende é que o leitor ou espectador (dependendo do produto final) adquira convicção semelhante à do pesquisador: o tema é relevante ou importante o bastante para merecer uma investigação científica. Um tema pode ter importância social, científica ou acadêmica. O desenvolvimento dele pode trazer benefício direto para a sociedade em geral, ou para um grupo social específico, ao resolver ou encaminhar a solução para a necessidade ali instalada. Pode também beneficiar de imediato uma ciência contribuindo com informações para o avanço de determinado estudo científico. Pode ainda beneficiar o processo acadêmico, facilitando ou inovando o ensino-aprendizado de um assunto;
ž Recursos e material: consiste na descrição quantitativa de tudo aquilo que se pretende utilizar no desenvolvimento do trabalho. Planejar os recursos é assegurar, com o maior detalhamento possível, a suficiência inicial dos itens necessários para a aquisição das informações desejadas;
ž Procedimentos e metodologia: são as atividades práticas necessárias para a aquisição dos dados com os quais serão desenvolvidos os raciocínios (previstos nos objetivos específicos), que resultarão em cada parte do trabalho final. Assim, planeja-se aqui, de forma concreta, a coleta de dados, que se iniciará ao final do projeto. A descrição dos procedimentos pode também ser enriquecida por detalhes práticos. Detalha-se o universo, a amostra, o tipo de tratamento que as informações receberão, descreve-se os instrumentos de coleta, a margem de acuidade prevista etc.;
ž Cronograma: consiste em relacionar as atividades ao tempo disponível, ou seja, planejar o tempo em função das atividades previstas para a conclusão do trabalho proposto;
ž Orçamento: quando este item for necessário, devem ser especificados os recursos humanos e materiais indispensáveis para a realização do projeto, com uma estimativa dos custos.
Observe que a estruturação de um projeto deve seguir a seguinte orientação:
Título
1. Tema
2. Justificativa
3. Objetivos geral.
4. Objetivos específicos.
5. Problematização.
6. Hipóteses.
7. Procedimentos metodológicos.
8. Produto final.
9. Cronograma.
10. Orçamento.
Atualizado em ( 25-Abr-2009 )