PESQUISAR ESTE BLOG

A viciante química orgânica do chocolate

8 de abr. de 2012


Apreciada há milênios, a cafeína presente no chá, café e cacau tem uma natureza viciante devido à sua estrutura, que produz uma atividade estimulante do sistema nervoso central. Por isso é uma das drogas mais estudadas no mundo.


Em comemoração à Páscoa, vamos nos concentrar em uma das fontes de cafeína: o cacau. Há poucos alimentos que despertam tanta paixão. Mas o chocolate é diferente. Desperta o vício. A cafeína encontrada em menor quantidade na semente do fruto do cacaueiro, foi segundo descobertas arqueológicas, a primeira fonte de cafeína no Novo Mundo. A bebida amarga feita com o fruto do cacau foi consumida antes mesmo do chá e do café, e era um luxo somente para os ricos.
 

O chocolate em pó passou a ser fabricadado apenas em 1828, quando um fabricante holandês de chocolate, Conrad van Houtten, descobriu um método de extrair a gordura dos grãos de cacau moídos, e transformá-la em manteiga de cacau. No entanto, o chocolate em pedaços só se tornou popular em 1847, quando uma fébrica inglesa, Fry and Sons, começou a produzir chocolate doce em barras para comer misturando o cacau moído com manteiga de cacau e açúcar. Só em 1875, um fabricante suíço de chocolate criou uma barra de chocolate usando leite fresco, que ficou conhecido como chocolate ao leite. Desde então surgiram várias receitas como a do chocolate amargo e do chocolate meio-amargo, com diferente teor de cacau; ou chocolates misturados com nozes, frutas, com licor, dentre inumeráveis outros tipos de chocolates - para satisfazer todos os paladares.

Mas o vício não seria causado apenas pela cafeína. A molécula de Teobromina , ainda que não seja uma substância considerada viciante, foi apontada como causadora do vício por chocolate. Além da teobromina e da cafeína , o chocolate possui também na sua composição a feniletilamina . Todas essas substâncias sãoalcalóides , as duas primeiras da família das metil-xantinas, da qual também fazem a teofilina encontrada no chá. Esses três alcalóides só diferem no grupo de metilas ligadas aos anéis. a cafeína tem três, enquanto a teobromina e a teofolina tem dois, mas em posições diferentes. Já a feniletilamina é um alcalóide do grupo das anfetaminas.



 
Teobromina, cafeína e feniletilamina
Essas substâncias são estimulantes, por isso o chocolate agilizam o raciocínio. Possui também a capacidade de estimular a produção de serotonina, responsável por proporcionar aquela sensação de bem estar, bom humor e relaxamento, ajudando a combater ansiedade e depressão.
 Há até uma interpretação artística da estrutura molecular de teobromina. A molécula de chocolate, da Chocolatier Pierre Marcolini  com sede em Bruxelascriado pelo designer belga Meylaerts DirkPierre Marcolini  que queria representar a essência do chocolate propriamente dita, veio com o conceito da molécula de Chocolate porque todo o chocolate começa, como uma única molécula de cacau.
A base é feita de 75% de cacau e as trufas de "íons" são de sabores variados. As marrons representam o carbono e são de chocolate crocante, as douradas de mistura caramelo, abacaxi assado, especiarias marroquinas e praline. As brancas representam o Hidrogênio, envolto em chocolate branco e o Oxigênio, um brilhante marrom escuro da mistura de chocolate e ganache de caramelo.
Infelizmente, a marca não  possui lojas no Brasil. Cidades como Paris, Tóquio, Londres e  Nova York já contam com lojas.