PESQUISAR ESTE BLOG

Como fazer sua cerveja gelar mais rápido e porque!

22 de abr. de 2012

Se você é do tipo apressadinho(a) e não tem paciência de esperar sua cerveja gelar por mais de 30 minutos, vão aqui algumas dicas para encurtar o seu tempo de espera.

A maneira mais rápida é usando nitrogênio líquido, quando usamos gelo no isopor o tempo médio para que a cerveja fique em uma temperatura ideal é de 35 minutos, utilizando o nitrogênio líquido esse tempo cai para 1 MINUTO!!! Não se esqueça de não tocar no nitrogênio pois o líquido possui uma temperatura aproximada de -150ºC, que nessas condições irá queimar sua mão.



Mas, se você não tiver um contato direto ou indireto com um laboratório a dica dada acima não adianta de nada, mas com alguns segundos a mais você pode ter sua cerveja no ponto utilizando um extintor de incêndio, sim aquele que fica debaixo do banco do carro serve, ou você pode comprar um novinho só pra isso por apenas R$250,00 aproximadamente. É só juntar umas 5 latinhas e soltar a válvula no máximo, em 00:01:30 sua cerveja está "daquele jeito"!

Se você não quer ficar sem o extintor do seu carro e nem está afim de comprar um, ainda temos uma tática muito simples, cientificamente comprovada, é só adicionar sal no gelo, porque? Muito simples, como o gelo se dissolve em água e esse é um processo endotérmico, o sal irá retirar calor do próprio gelo para se dissolver no mesmo, a mistura pode chegar a -18ºC, isso também funciona com açúcar ou qualquer outra substância solúvel em água, para acelerar mais ainda o processo você pode triturar o gelo aumentando assim a superfície de contato do sal com o mesmo, resultado disso é uma cerveja geladinha em 5 minutos.

Lembrando que a temperatura ideal para a cerveja é de -2 a -4ºC. A baixo de -5ºC ninguém sente o gosto de nada! Afirma Fabiano Bellucci, beer sommelier do bar Frangó (São Paulo).

É valido lembrar que é proibido a venda de bebida alcoílicas a menores de 18 anos.