PESQUISAR ESTE BLOG

O lado mais prático das ciências

14 de mai. de 2012


Hoje a dica da Cientista Didático é sobre experimentos. Selecionamos duas alternativas disponíveis na rede para servir de guia para os professores.

 A primeira indicação dispensa o uso de uma laboratório químico para fazer experimentos. Ficou interessado? Então é só baixar esse livro organizado pela SBQ , a Sociedade Brasileira de Química - A Química Perto de Você: Experimentos de  Baixo Custo para a Sala de Aula do Ensino  Fundamental e Médio.    

O livro apresenta 20 experimentos de fácil execução, que em geral, utilizam materiais encontrados no ambiente doméstico. Você pode  construir um extintor de incêndio caseiro utilizando uma garra de refrigerante, um tubo de conta-gotas, vinagre e bicarbonato de sódio; preparar um indicador ácido-base  natural com polpa de açaí ou estudar fractais  utilizando corantes, cola branca e detergente.
 Nossa segunda indicação é a comunidade virtual Pontociência traz instruções com passo-a-passo, com fotos e vídeos, de experimentos de Química, Física e Biologia. Alguns experimentos podem também ser realizados facilmente em sala de aula; outros já são mais elaborados e precisam de um laboratório. Mas como  são mais de 350 experimentos de Química, certamente alguns poderão ser facilmente executados em sala de aula. Os experimentos são criados pela equipe do projeto que conta com alunos, bolsistas e professores da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG  e tem como financiadora a FINEP . A equipe conta com os professoresAlfredo Luis Mateus, doutor em Química Inorgânica, Débora d´Ávila Reis doutora em Imunologia; os doutores em educação Eduardo Fleury Mortimer e Helder de Figueiredo e Paula; e a doutora em Química Orgânica Lilian Borges Brasileiro.  O acesso é gratuito  e os participantes da comunidade podem contribuir a construção do conteúdo do portal. Ou seja, você pode criar uma conta e publicar seus próprios experimentos.O vídeo a seguir demonstra por que o leite sempre derrama quando tiramos os olhos da panela.



Além do vídeo, cada experimento possui um guia  em pdf que traz as etapas do experimento, a classificação da dificuldade de execução, tempo de preparo, onde você pode encontrar os materiais, custo dos materiais etc. Assim o seu experimento pode ser realizado de acordo com a sua realidade. 

FONTE: http://www.cientistadidatico.com.br/2012/05/o-lado-mais-pratico-das-ciencias.html?spref=fb