PESQUISAR ESTE BLOG

BILHETE ENVIADO AO PROFESSOR POR UMA ALUNA

29 de out. de 2010







Na frase:

Professor, sou aquela garota que procurou você a algumas semanas atráz para pedir explicação de tabela periódica. Além do problema na ortografia (ATRÁZ ou invés de atrás) a palavra atrás, está empregada corretamente??

De jeito nenhum, porque numa observadinha mais cuidadosa no teor semântico da expressão é visível a redundância - a expressão há meses atrás é redundante. Se o verbo haver já denota tempo passado, a palavra ,atrás, seria dispensável. Num outro exemplo, podemos citar a letra da música de Raul Seixas, “Eu nasci há dez mil anos atrás” que explicita a mesma dúvida.

Na linguagem culta formal, considera-se um erro de redundância usar há ... atrás nas frases com o verbo haver impessoal que indicam uma ocorrência no passado, num determinado tempo atrás. Existe uma diferença entre “Moro em SP há 20 anos” [tempo transcorrido até o presente, verbo no presente] e “Morei em SP há 20 anos (atrás) - [não moro mais, verbo no pretérito].

Então, não é formal dizer “Receberam seu financiamento faz 10 meses atrás” ou “Entrou na fila faz pouco tempo atrás”.

Voltando ao torpedo, observe que, além desse problema, a aluna (ou aluno), comete outros desvios: a frase é interrogativa mas não traz a pontuação, o uso do pronome VOCÊ foi confundido com o pronome TU (TE) e, antes mesmo que o professor responda, ele( ou ela) avisa: “Vou te procurar”. Se já vai, pra quê pergunta se pode? (KKKKK).

Fonte: http://joanavieirapontocom.blogspot.com/2010_04_01_archive.html