PESQUISAR ESTE BLOG

STANFORD: UMA HISTÓRIA ORIGINAL

3 de jun. de 2010

Conta-se como inteiramente verídica a seguinte história acerca da Univ. de Stanford.

Em meados da década de 1880-1890, um casal, de aparência bastante simples, apeou-se da estação CF de Boston, dirigindo-se a pé para a Universidade de Harvard. Aqui chegados, apresentaram-se, sem marcação prévia, no gabinete do Presidente.

A secretária do Presidente atendeu-os perguntando ao que vinham. “Falar com o Presidente”, foi a resposta.

A secretária achou um tanto abusiva aquela pretensão, pois o casal não tinha sequer marcado qualquer audiência com o Presidente. Resolveu por isso fazê-los esperar bastante tempo, para ver se desistiam.

Como o casal se mantivesse tranquilamente na sala de espera, após algumas horas, a secretária resolveu informar o Presidente do sucedido, sugerindo-lhe que os recebesse. “Talvez com uma rápida conversa resolva o assunto e se vão embora”, disse a secretária, embora não soubesse o que pretendiam os visitantes.

O Presidente acedeu, com algum enfado, a encontrar-se com o casal.

Quando apareceu junto deles, estes explicaram: “Viemos cá porque o nosso filho único, entretanto falecido, estudou aqui durante o ano passado e gostou imenso de aqui estar. Queríamos por isso propor-lhe a construção de um Memorial no Campus da Universidade, em homenagem ao nosso filho”.

O Presidente, de forma polida, disse-lhes: “Se eu fosse atender a vossa pretensão, erguendo um Memorial/estátua ao vosso filho, corria o risco de transformar o nosso Campus numa espécie de cemitério pois as famílias de muitos outros nossos alunos entretanto falecidos viriam fazer idêntica proposta e eu não poderia recusar”.

Ao que o casal retorquiu: “Não, nós não queremos uma estátua, queríamos mesmo subsidiar um novo edifício da Universidade, que teria o nome do nosso filho”.

Aí o Presidente, já com menos paciência, olhou para aquele casal de aparência modesta e retorquiu-lhes: “Mas vocês fazem alguma ideia de quanto custa um edifício destes? Sabem que os nossos edifícios custaram à volta de 7 milhões de USD (uma fortuna, na altura)?”.

Nesse momento, a Senhora voltou-se para o marido e comentou com a maior tranquilidade.”Olha, com um custo destes, porque não instalarmos uma Universidade nova, homenageando o nosso filho?”.

O Marido fez um aceno de concordância e partiram com a mesma tranquilidade com que tinham chegado, deixando o Presidente de Harvard entre o atónito e o incrédulo, sem fala.

O casal dirigiu-se então para Palo Alto, Califórnia, onde tinham uma grande propriedade rural, tendo aí iniciado o projecto de uma nova Universidade.

Este casal simples, eram o Senhor Leland Stanford e a Senhora Jane Stanford e a Universidade que então criaram, inaugurada em 1 de Outubro de 1891, passou a chamar-se de Stanford, em homenagem a seu filho, falecido alguns anos antes, de febre tifóide, contraída numa viagem a Itália.

Moral da história: não devemos julgar as pessoas pelas aparências.

E também, por que não: devemos respeitar e estimular a iniciativa da chamada sociedade civil


FONTE: http://quartarepublica.blogspot.com/2006/07/stanford-uma-histria-original.html