PESQUISAR ESTE BLOG

Aprendendo a pesquisar parte III

8 de fev. de 2011

Tópico II: Pesquisas com caráter de Consultas bibliográficas.
Este tópico é destinado ao tipo de pesquisa,geralmente de caráter não científico, que o professor solicita no
1. E se for solicitado um trabalho digitado?Qual a estrutura do texto na apresentação?
Depende do tipo de trabalho. Se o “trabalho” refere-se a uma consulta bibliográfica ou uma pesquisa que não tenha o caráter científico não adotaremos normas tão rígidas.Para os trabalhos que não possuem caráter científico usaremos as seguintes normas:
1. Usaremos na estruturação do texto verbos na forma impessoal. ex:
o ...utilizaram-se os dados disponíveis...
o ...elaborou-se de forma precisa...
o Achou-se por bem que...
2. Usaremos folha A4
3. Margem esquerda e superior de 3cm ;margem direita e inferior de 2 cm
4. Para digitação use fonte Times New Roman 12 ou Arial 12.
5. Rara notas de rodapé e citações com mais de três linhas (que devem ficar fora do corpo extenso, observe a pergunta 4),pode-se utilizar o tamanho 10.
6. Espaço entre o título e o inicio do texto; 1,5
7. Espaço entre o texto e a citação com mais de 3 linhas: 2 espaços 1,5 para iniciar a citação e 2 espaços 1,5 para reiniciar o texto.
8. Para iniciar-se o parágrafo praticam-se 7 espaços e inicia-se o texto no oitavo espaço.
9. Corpo do Trabalho:
ž Capa
ž Sumário ( negociável com o professor)
ž Introdução (centralizada na folha)
ž Desenvolvimento: Se possuir mais de uma abordagem deve ser distribuído em capítulos. O título do capitulo deve estar centralizado.
ž Conclusão (centralizada)
ž Referências bibliográficas : Converse com sua professora de língua portuguesa e solicite essas normatizações.
2.Como se estrutura uma pesquisa bibliográfica a partir de um questionamento ou tema sugerido?
Vai depender do enfoque dado pelo seu professor ou seja de como ele direcionará a atividade. Se o professor solicitar que você execute uma pesquisa científica deverás adotar o procedimento descrito anteriormente, porém se o professor solicitar resposta de um questionamento a partir de uma consulta bibliográfica você não necessitará de um rigor formal ,bem como a estruturação de um projeto para responde-la.
Exemplo: A lista abaixo contém o nome de alguns vírus. Escolha um deles para pesquisar.Busque informações em livros de biologia ou da internet.Procure descobrir,principalmente, de que é formado (qual constituição) , qual a aparência do vírus que você escolheu e porque há tanto interesse em pesquisar sobre ele. Faça uma síntese sobre o que você descobriu. Lista : Papiloma Vírus Humano ,Herpes Vírus , HIV e Hepatite B vírus.
Note que a pesquisa solicitada não possui um caráter formal de uma pesquisa científica, neste caso trata-se mais de uma consulta bibliográfica do que uma pesquisa. Ao fazer uma consulta bibliográfica você deve consultar várias bibliografias e baseando-se no que leu estruturar sua resposta e não simplesmente copiar, ou seja, a resposta deve ter uma originalidade e um caráter pessoal seu . Evite colocar na estruturação de sua resposta os significados dos termos desconhecidos que levam a compreensão de sua leitura. Uma pesquisa com caráter de consulta bibliográfica não é cópia bibliográfica e se você fizer isso o trabalho não pertence a você e sim a outro autor.
3. Como respondo as perguntas de um texto ou capitulo de um livro em aula?
Depende novamente do contexto. Se os questionamentos não apresentam os termos pesquise, estruture uma resposta ou termos semelhantes , fica subentendido que o referencial teórico a ser adotado é o próprio texto ou capítulo do livro ,porém é de bom tom em suas resposta aparecerem termos como :
ž conforme o texto....
ž conforme o autor....
ž de acordo com o capítulo ou texto.....
Lembre que mesmo com esse caráter mais fechado serial ideal que você contribuísse com as respostas citando exemplos ou opiniões próprias.
4. Posso usar frases ou conceitos de autores quando estruturo uma pesquisa ou consulta bibliográfica?
Não só pode como deve.O uso desse recurso proporciona um caráter de seriedade em seu trabalho e ainda contribui para sua veracidade. A esse recurso damos o nome de citação, porém deve-se adotar algumas regras. Portanto, a citação seria: trechos de textos consultados, considerados relevantes, para a elaboração de um trabalho textual, e que colaboram com as idéias do pesquisador.Segundo a ABNT (2002), as citações são classificadas em três tipos: Citação Direta; Citação Indireta e Citação de Citação

------ CITAÇÃO DIRETA NO TEXTO ------
É a transcrição, no corpo do trabalho, de um texto ou palavras, tal qual, consta na obra pesquisada, isto é, litertalmente. Neste caso, devemos colocar o sobrenome do autor, o ano da obra consultada e o número da página consultada.
Citação até Três Linhas – deve ser inserida no parágrafo, entre aspas duplas. Há duas maneiras possíveis: na primeira trazemos o autor para o contexto da redação, empregando termos, como: segundo, de acordo com, afirma, relata, conceitua, descreve, etc. Na segunda, informamos, entre parênteses, o autor, a obra, a data e a página, ao final da citação. Veja os exemplos:
Com a difusão da máquina de escrever, segundo Houaiss, Elementos de Bibliografia (1967, Vol.I, p.65), “há uma tendência progressiva para fazer base do autógrafo um texto datilográfico, sobretudo daqueles autores que são datilógrafos de si mesmos”.
Com a difusão da máquina de escrever, “há uma tendência progressiva para fazer base do autógrafo um texto datilográfico, sobretudo daqueles autores que são datilógrafos de si mesmos”. ( Houaiss, Elementos de Bibliografia, 1967, Vol.I, p.65)
Citação até Três Linhas pelo Sitema Numérico - nesse sistema, a fonte da qual foi extraída a citação é indicada em nota de rodapé, no final da página, do capítulo ou do artigo. A numeração no texto da citação deve ser feita de maneira única e consecutiva para todo o trabalho ou para cada capítulo. Deve ser feita, de preferência, com os números situados um pouco acima da linha de texto (sobrescrito), e, ao final da citação. As outras opções são: colocar o número entre parênteses (1) ou entre colchetes [1]:
Com a difusão da máquina de escrever, “há uma tendência progressiva para fazer base do autógrafo um texto datilográfico, sobretudo daqueles autores que são datilógrafos de si mesmos¹” .
A indicação dos dados da fonte deverá estar situada na mesma página, em forma de notas de rodapé ou ao final de cada capítulo, ou ainda, no final do texto:
_________________
1. Houaiss, Elementos de Bibliografia, 1967, Vol.I, p.65
Quando várias notas de rodapé se referem a uma mesma obra e mesmo autor, deve ser usada a expressão [idem] ou sua abreviação, [id.] (= mesmo autor, ou igual à anterior) e [ibidem] ou a sua abreviação, [ibid.] (= mesma obra). A expressão [Idem]substitui só o autor e não as diferentes obras. Ex.:
2. Idem, Ibidem., p. 190.
Quando for citar novamente um autor, e não quiser dar toda a referência, use[op.cit.], que é abreviação de opus citatun, (obra citada). Cuidado com [Op. cit.] Se esta referência ficar muito distante da primeira referência que fez, por exemplo, em outro capítulo, faça-a de modo completo.
2. Houaiss ,op. cit, p. 194.
A utilização desse sistema não dispensa a apresentação da lista de referências bibliográficas ao final do trabalho.
Citação com mais de Três Linhas – deve ser destacada, pulando-se uma linha para iniciar a transcrição da citação, com recuo maior da margem esquerda, sem aspas e crédito(s) do(s) autor(res) ao final da citação:
É assim que podemos acompanhar Henry Esmond ao longo de toda a sua vida e que Hamlet poucas horas passará conosco. Em um dia de leitura podemos viver anos e anos da existência das personagens de uma ficção. Nas poucas horas que dura uma tragédia, pouco mais viveremos que os derradeiros momentos do herói. (SIMÕES, JOÃO GASPAR. Ensaio sobre a Criação no Romance, 1944, p.14)
Quando o crédito do autor não estiver entre parênteses devem ser redigido em letras maiúsculas e minúsculas.
[...] A ficção não pretende fornecer um simples retrato da realidade, mas antes criar uma imagem da realidade, uma reinterpretação, uma revisão. É o espetáculo da vida através do olhar interpretativo do artista, a interpretação artística da realidade.
COUTINHO, Afrânio. Notas de Teoria Literária, 1978, p.18.
Citação com Trechos Omitidos - trechos dispensáveis ao entendimento da citação podem ser omitidos, desde que não alterem o argumento do autor; para isso utilizamos colchetes e reticências [...] a fim de indicar a omissão. Do mesmo modo, se a supressão ocorrer no início ou no final da citação:
Em suma, constituem “diversos momentos do movimento dramático [...] fases de ação, são eles mesmos ações”. (HEGEL, Estética. TR. Port., 1964, p. 393)
---- CITAÇÃO INDIRETA ----
É a trancrição livre do texto, isto é, usamos nossas próprias palavras para expor a idéia do autor. Podemos, ainda, se o trecho for muito longo, intrepretar a idéia do autor e fazermos uma síntese.
Nesse tipo de citação, não se utiliza as aspas; mas o autor, a fonte e a data de publicação devem ser citados. Não é obrigatório colocar o número de páginas, mas se o fizer deve repitir erm todas as outras citações.
Como lembra Martins (1984), o futuro desenvolvimento da informação está cada dia mais dependente de um plano unificado de normalização.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
No caso de citações de periódicos informamos: o sobrenome do autor, o título do artigo, o nome da revista ou jornal, o ano, número e páginas que encerram a matéria.
Acréscimos e/ou comentários, quando necessários à compreensão de algo dentro da citação, aparecem entre colchetes [].
Para se destacar palavra, frases, em uma citação, usa-se o grifo, o negrito ou o itálico, seguido da expressão grifo meu ou destaques meus, ou ainda, grifo do autor,entre parênteses e após a citação:
[...]; ela diz (sic) que contraiu o vírus através de uma transfusão, “em uma entrevista coletiva” [destaque meu]. (Sic = assim)
Quando se tratar de dados obtidos através de informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc.), indicar entre parênteses a expressão "informação verbal", mencionando-se os dados disponíveis somente em nota de rodapé.
Algumas expressões latinas usadas somente em notas de rodapé:
Cf. = confira; confronte. Ex.: Cf. João Gaspar, 1998.
Loc. cit. ou loco citato = no lugar citado.
Passim = aqui e ali; em diversas passagens (do texto referido).
Et seq. ou sequentia =seguinte ou que se segue
E.g. ou exempli gratia = por exemplo.
_____________________________
Fontes: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS; ABNT 2002. p1.

Escrito por Prof. Marcello
25-Abr-2009