PESQUISAR ESTE BLOG

Enem 2010: prova de química ignorou temas relevantes

24 de fev. de 2011

Além disso, enunciados foram excessivamente extensos: "Muitos alunos devem questionar isso”, diz João Usberco, coordenador de química do Curso Anglo

Para o professor João Usberco, coordenador de química do Curso Anglo, a prova da edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada neste sábado, deixou de abordar assuntos importantes da área. "Eles pecaram ao não fazer uma prova abrangente. Deixaram de fora temas como radioatividade, propriedades coligativas e equilíbrios químicos", diz.

Uma das falhas apontadas foram os enunciados excessivamente extensos das questões, o que pode ter atrapalhado os estudantes. "Em alguns casos, como a questão 80 do caderno azul, os estudantes poderiam partir diretamente para o último parágrafo. Lá, estavam todas as informações necessárias para resolver o problema. Além disso, alguns textos estavam confusos e mais atrapalharam do que ajudaram", diz Usberco.

Comparando o Enem com avaliações de outras instituições, como a Fuvest, o professor considera o exame apresentado neste sábado "pouco criativo". "Nenhuma questão chamou a atenção. Foram cobrados assuntos básicos", diz.