PESQUISAR ESTE BLOG

Por que aprender Química?

12 de fev. de 2011

Por que aprender Química?

A importância da Química no dia-a-dia

[...] A Química está relacionada às necessidades básicas dos seres humanos - alimentação, vestuário, saúde, moradia, transporte, etc. - e todo o mundo deve compreender isso tudo.

Ela não é uma coisa ruim que polui e provoca cátastrofes como alguns infelizmente pensam.

Esses preconceitos existem, inclusive devido à forma como os meios de comunicação a divulgam e aos mecanismos ideológicos que a sociedade utiliza para encontrar um bode expiatório, na ausência de políticas públicas para a utilização adequada do meio ambiente.

Sem um conhecimento de Química, ainda que no mínimo, é muito difícil um indivíduo conseguir posicionar-se em relação a todos esses problemas e, em consequência, exercer efetivamente sua cidadania. Conhecê-la e a seus usos pode trazer muitos benefícios ao homem e à sociedade.

Ter noções básicas de Química instrumentaliza o cidadão para que ele possa exigir os benefícios da aplicação do conhecimento químico para toda a sociedade.

Dispor de rudimentos dessa matéria ajuda o cidadão a se posicionar em relação a inúmeros problemas da vida moderna, como poluição, recursos energéticos, reservas minerais, uso de matérias-primas, fabricação e uso de inseticidas, pesticidas, adubos e agrotóxicos, fabricação de explosivos, fabricação e uso de medicamentos, importância de tecnologia e muitos outros.

Além disso, aprender acerca dos diferentes materiais, suas ocorrências, seus processos de obtenção e suas aplicações permite traçar paralelos com o desenvolvimento social e econômico do homem moderno. Tudo isso demonstra a importância do aprendizado de Química.

Trecho extraído de: BELTRAN, Nelson O. & CISCATO, Carlos A. M. Química. São Paulo, Cortez, 1991. pg. 15 e 16.